O NÚCLEO

Apresentação

O núcleo completa doze anos de atuação na cidade de São Paulo, em 2018.
Dedica-se especialmente à pesquisa, ensino-aprendizagem e criação em dança para espaços públicos e fora do palco, articulando, poesia haicai, linguagem fotográfica, dança e música com um aspecto relacional. Neste momento nos interessa dar continuidade à pesquisa e criação e circular, abrir caminhos para que os trabalhos possam ser comunicados de maneira ampla e potente.

“O Avoa desenvolveu ao longo de sua trajetória um processo de criação/direção que não está apartado de um processo pedagógico e um pensamento de CORPO para a dança que se constrói em contexto urbano, pesquisamos juntos, aprendemos juntos, mas sempre valorizando as individualidades e singularidades de cada corpo criador-intérprete. “ Edi Cardoso.

Histórico Resumido

 

 

O ..AVOA! Núcleo Artístico é um grupo independente de São Paulo que tem se questionado sobre modos de existir e coexistir na maior cidade da América Latina, em meio a muitas e distintas realidades socioeconômicas e culturais, linhas de pensamentos e onde as políticas públicas para a dança, ao mesmo tempo permitem aprofundamento de pesquisa e também delimitam geograficamente o alcance de atuação, restrito ao município, para que a contrapartida pública ocorra nesse contexto específico. Atua em espaços públicos por meio de criações coreográficas e ações que acontecem em contexto urbano, predominantemente na região central da cidade. Abre-se para o encontro – corpo a corpo e tete à tete – em meio à multidão que transita nos calçadões do centro histórico.

O Núcleo surge como desdobramento de uma parceria iniciada em 2000  dentro do ambiente do Estúdio Nova Dança, em São Paulo, entre Luciana Bortoletto, criadora e intérprete de dança e Gil Grossi, fotógrafo de cena e performer. Juntos, participaram de mostras, exposições fotográficas e de poesia, saraus e alguns festivais, com criações coreográficas unindo dança, poesia e fotografia.

Desde 2006 com direção de Luciana Bortoletto, o núcleo dedica-se a um trabalho ancorado nas linguagens de dança contemporânea, improvisação cênica e abordagens somáticas, pesquisando uma corporeidade que convide à proximidade, acreditando na potência do gesto, de ações coletivas micropolíticas e danças feitas de um para um.  A pesquisa continuada envolve a criação coreográfica em contexto urbano e fora do palco e recebeu apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para criação e manutenção de pesquisa, com os projetos “Urgência – A cidade do avesso” (Criação – 8ª Edição); “Corpo Poético, Corpo Político” (Manutenção de pesquisa em dança – 14ª Edição); “Entre-espaços: Relações possíveis no encontro com a rua” (Criação – 16ª Edição); “Vir-a-Ser” (Manutenção de pesquisa – 20ª Edição).

O núcleo também oferece workshops, cursos, oficinas e é idealizador e organizador do GIRE – Grupos Independentes em Rede. Com cinco edições realizadas em três anos, promove encontros prático-teóricos entre coletivos e artistas que pesquisam poéticas urbanas e a dança nesse contexto. Tem como objetivo aproximar-se de outros artistas de São Paulo com inquietações dialógicas, respeitando  particularidades, diferenças e valorizando as afinidades, em busca de desenvolvimento coletivo de pesquisa em dança e também devido a necessidade genuína de criar acervo e memória de um recorte histórico recente da dança de São Paulo e brasileira, em meio a uma transição, muitos tabus e crises de aceitação e  convivência com diferentes corporeidades, identidades, culturas e contextos que constituem o Brasil.

O núcleo realizou parcerias com profissionais da dança, do teatro e pesquisadores de outras áreas de conhecimento, como o Fabrice Ramalingom (FR), Telumi Hellen (BR), Luis Louis (BR), Robson Lourenço (BR), Valéria Cano Bravi (BR), Lilian Amaral (BR) e Norval Baitello Junior (BR).

Participou de mostras e festivais, a exemplo da Bienal SESC de Dança 2013, Festival Internacional Visões Urbanas com apresentações em São Paulo, Alagoas e Portugal, Mostra de Fomento à Dança, Festival Breu de Arte Urbana, EScambos Estéticos, inauguração do SESC 24 de Maio com a intervenção Caravana Citadina, com direção de Alex Ratton, Mostra Lugar Nômade de Dança, Festival Satyrianas,  Virada Cultural.

Atualmente o …AVOA! Núcleo Artístico desenvolve o projeto Vir-a-Ser, para manutenção de pesquisa em dança, com apoio da XX Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Apoios de Co-Patrocínios

  • 20º Programa Municipal de Fomento à dança – Projeto para manutenção de pesquisa artística “Vir-a-Ser”

PROAC nº 04/2015 – Produção espetáculo inédito de Dança – Projeto “A Casa Térrea”

  • 16º Programa de Fomento à Dança/2014 – Projeto para criação artística “Entre-Espaços: relações possíveis no encontro com a rua”
  • 14º Programa de Fomento à Dança/2013 – Projeto para manutenção de pesquisa artística “Corpo Poético, Corpo Político”
  • 8º Programa de Fomento à Dança/2010 – Projeto para criação “Urgência – A cidade do Avesso”Edições do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Prêmios Recebidos

  • 1º Prêmio Denilto Gomes/2013 – Categoria Criação Solo de Rua
  • SESI Dança Circulação/2007 – “As formas eram já mera ilusão da vista”

Criações em destaque

  • “Solos de Rua”/ 2017
  • “Ultrapássaros”/ 2016
  • “Deslocado”/ 2016
  • “Voo-Vão: Pouso dos Pássaros”/2015
  • “Micro-resistências ou Pequena Dança para crescer nos vãos”/ 2014 – 2015 (16º Fomento à Dança)
  • “Solo de Rua”/2012
  • “Urgência – A cidade do avesso”/2009-2010 (8º Fomento à Dança)
  • “Entre duas linhas vive o branco”/2008 e 2010
  • “As formas eram já mera ilusão da vista/2004-2007 (Prêmio SESI Dança 2007)

Participação em projetos parceiros

  • 2017 – Estreia da Unidade SESC 24 de Maio – Intervenção “Caravana Citadina” – Direção ALex Ratton Sanchez

Atividades (Per)Formativas com foco em espaços públicos

  • 2016 – Workshop “Dois pólos, uma centelha: Poesia haicai e o corpo na cidade” – Locais:

Semana Criativa de Tiradentes – MG;

Centro de Referência da Dança de São Paulo

  • 2015 – Oficina “Pequenas danças e a cidade como corpo” (16º Fomento à Dança) – Locais: Centro de Referência da Dança; Rua São Bento; Universidade Anhembi Morumbi;

“Conversadores” (16º Fomento à Dança) – Locais: Galeria Olido, Edifício Martinelli;

Workshop “Transbordamentos” – SESC Rio Preto/2015;

  • 2014/2015 – GIRE – Grupos Independentes em Rede (14º e 16º Fomento à dança) – Locais: Faculdade Mosteiro de São Bento; Edifício Martinelli; Centro de Referência da Dança; Galeria Olido; Rua e Largo São Bento; Santos – SP; Casa Mathilde Doçaria Portuguesa e Praça Antônio Prado – SP/SP;
  • 2013 – Corpo Coletivo Movente (14º Fomento à Dança) – Centro Histórico de São Paulo e Galeria Olido;
  • 2012 – Workshop de Improvisação + Facilitação Jam de Dança + Mesa de Conversa + Performance com Ana Mundim, Elder Ildefonso – Local: Seminário “Temporal: Dança e composição em tempo real” – UFU-MG;

Grupo de Estudos de Dança e Poesia na Rua – Centro de São Paulo;

Oficina de Dança e Poesia Haicai em espaços públicos – OC Oswald de Andrade;

  • 2011 – Grupo de Estudos do Movimento + Jam de Dança + Curso de Dança Contemporânea – Locais: Centro Cineclubista de São Paulo; Oficina Cultural Oswald de Andrade;
  • 2010 – Oficina Dança contemporânea e exploração de movimentos – Locais: Centro Cultural São Paulo;
  • 2008 – Dança e as Escritas do Corpo – OS Oswald de Andrade; OC CasaMário de Andrade;
  • 2008 – Oficina “Dança-Haicai” – Locais: Cia ZaZenZuns – Bairro Demétria – Botucatu – SP; Biblioteca Municipal de Macaé – RJ;
  • 2007 – Oficina “Dança, Haicai e Paisagens Sonoras” – Biblioteca da Poesia Alecu Amoroso Lima-SP;

Publicações

  • 2017 – Exposição VIR-A-SER – Centro de Referência da Dança de São Paulo (20º Fomento à Dança);
  • 2015 – Mapa-Percurso Geopoético (16º Fomento à Dança); Plataforma Virtual São Bento (16º Fomento à Dança);

Apoios

Academia Activa São Bento

Associação Viva o Centro 

Centro de Referência da Dança de São Paulo

Centro de Pesquisa da Máscara

Cooperativa Paulista de Dança

Aqui Ali Salas de Dança (Palacete Tereza Toledo Lara)