Pesquisa

O …AVOA! Núcleo Artístico volta-se para dentro do corpo e da cidade – micro e macrocosmo – investigando a potência da dança no criador-intérprete que atua a partir da rua, articulando dança, poesia, música, fotografia. Explora questões relacionadas a alteridade, ecologia urbana, relações humanas, patrimônio. Atua a partir de três eixos: pesquisa, ensino e criação.

Tem como linguagem norteadora a dança e conectada a a ela questões que atravessam os corpos. Ao afirmar a dança contemporânea como caminho norteador de pesquisa, ensino e criação, torna-se indissociável a ideia de transversalidade, interdisciplinaridade, produção de pensamento estético.

Por isso, a dança do …AVOA! núcleo Artístico é repleta de influências que aparecem em suas obras: trata-se de um núcleo que se reconhece dentro de um período histórico de modo crítico, em um contexto de mundo que requer pluralidade de conhecimentos para argumentar, friccionar, dialogar, interagir com esse mesmo mundo através do seu fazer artístico.

A seguir, você pode conhecer um pouco das referências que permeiam a pesquisa de linguagem do núcleo, seus projetos investigativos de criação e ensino que, em síntese, compreendem a linguagem de dança como a manifestação de um corpo expandido, movido pelo mundo e também movente, capaz de transitar atentamente por diferentes caminhos sem perder sua raiz.

por Luciana Bortoletto