Corpo Poético, Corpo Político

Projeto direcionado à manutenção de pesquisa em dança, foi contemplado com apoio da 14ª Edição do Programa Municipal de Fomento À Dança 2013.

Um projeto repleto de ações públicas pelo centro histórico de São Paulo, desenvolveu intervenções com pessoas de diferentes áreas e estudantes, incluindo artistas-vocacionados do Programa Vocacional Dança, de 2013.

Facilitadas por Luciana Bortoletto, Corpo poético, Corpo Político fomentou criações dos participantes a partir de uma cartografia do centro da cidade e longos períodos de observação.

A força motriz do projeto foi o grupo CORPO COLETIVO MOVENTE. A partir de derivas, escritas poéticas, registros fotográficos e danças feitas em meio ao passeio público e vias de automóveis, esse grande Corpo Coletivo gerou várias materialidades artísticas espalhadas pelas ruas do centro.

Também as oficinas realizadas por convidados em diferentes espaços, que aglutinaram tantas pessoas em torno de diversas perspectivas sobre corpo, dança, história.

Nesse projeto, foi realizada a primeira edição do GIRE – GRUPOS INDEPENDENTES EM REDE, idealizado pelo núcleo para intercambiar experiencias com outros artistas interessados em poéticas micropolíticas em contexto urbano tendo o corpo como fio condutor de experiêcias com a cidade. Em breve, serão disponibilizadas as imagens e vídeos. Confira!